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Os 5 erros cometidos por donos de cervejarias


Trabalhar com cerveja é muito bom. Além da paixão pelo que faz, atrai muito reconhecimento imediato: todo mundo acha legal, valoriza e acredita no potencial do negócio cervejeiro. Mas é fácil perder o controle das coisas. Sempre focado na solução dos problemas emergenciais, as prioridades da estratégia a longo prazo são esquecidas. Contabilidade, planejamento financeiro, são tarefas rígidas e burocráticas. Parece que nós cervejeiros não somos as pessoas ideais para lidar com esse tipo de problema.


Por isso é fácil compreender que donos de cervejarias não tenham um sistema de contabilidade organizado. Mas isso é um erro. É preciso equilibrar as prioridades da sua cervejaria, sem esquecer nenhuma das frentes da gestão do negócio cervejeiro. Se uma falhar, as outras também falham.


Problemas na produção são fáceis de perceber. Um cano entupido interrompe o fluxo e você percebe que algo está errado. Uma caldeira comprometida solta vapor, e você também percebe o problema. Mas problemas de contabilidade podem passar despercebidos por um bom tempo. É possível ignorá-los por muito tempo, até que o problema seja tão grande que… Impossível resolver. Por isso é preciso treinar os sentidos para perceber os problemas contábeis. E a melhor forma de fazer isso é aprendendo os conceitos e termos da contabilidade. Quando você estiver confortável na contabilidade do seu negócio, então você estará pronto para executá-lo.


Erro 1 - terceirizar o controle


Não adianta: se o controle contábil da sua empresa está nas mãos de terceiros, então eles estão conduzindo metade da sua empresa. Se você está sempre muito atarefado, sem tempo para entender seu negócio a fundo, então certamente está contratando um serviço de contabilidade. Mesmo que exista um sistema de contabilidade - e ele provavelmente existe já que você tem que pagar seus impostos -, se você não entende o que ele diz então o seu contador está no comando administrativo da sua empresa.


Marketing


De fato, esquecer de investir em marketing é um erro bastante comum. Mas vamos para além do “a propaganda é a alma do negócio”. Para gerir um negócio é importante ouvir a todos que fazem parte dele. No caso de uma cervejaria, o setor de vendas é muito importante e deve ser ouvido. Geralmente eles projetam ações positivas e que demandam investimentos significativos. Por isso sua voz contábil precisa equilibrar essa balança e direcionar a empresa para um caminho sólido. Não se desligue da voz contábil. Permaneça engajado para entender sua empresa sob todas as perspectivas.


Erro 2 - falta de planejamento


Quem não sabe para onde quer ir se contenta com qualquer lugar. Sua empresa seguirá seus objetivos. Por isso é preciso ter um plano: para que todos na empresa trabalhem para alcançá-lo. Se cada gerente e funcionário trabalhar com um objetivo diferente, então seu negócio está fadado ao fracasso.


O grande desafio como proprietário de uma cervejaria é concentrar os esforços da equipe na mesma direção. É preciso encontrar um ponto de convergência e trabalhar para que todos se direcionem a ele. Como fazer isso? Tenha uma cartilha com a missão e os valores da empresa, e traduza essas informações em investimentos, orçamentos e números.


Direcione seus investimentos no sentido que você quer direcionar o mercado.

Desenvolva uma planilha de orçamento para o próximo ano. Leva tempo para calcular todas as variáveis do seu negócio: seis meses é um tempo justo para essa atividade. Quando o ano orçado tiver início comece a fazer os ajustes na previsão. Os números do orçamento são a métrica do seu negócio, e somente através deles é que você compreende seu negócio a fundo.


Erro 3 - não manter sistemas e planilhas atualizados


Garanta que os números no computador estejam em sincronia com a realidade. Isso se alcança com disciplina. O trabalho no estoque é uma das maiores dificuldades na gestão de uma cervejaria. E para ter sucesso nessa atividade é necessário capacitar pessoas para lidar com o estoque de forma plena - e sempre acompanhar os seus trabalhos.


Responsabilidade é cansativo, mas só uma gestão responsável consegue alavancar o sucesso no mercado. Ao invés de obrigar um funcionário a registrar toda a movimentação do estoque todos os dias, desperdiçando tempo e dinheiro, equilibre as funções entre a equipe. Relatórios que não atualizam o sistema são inúteis. Acabam sendo números pouco confiáveis.


Erro 4 - não valorizar financeiramente o próprio trabalho


Você gosta da sua cervejaria. E o público em geral também. E aí?

É preciso entender para onde seus ganhos estão indo. Sem saber para onde o dinheiro vai é mais fácil perdê-lo. Suas decisões sempre terão prós e contras. Os positivos e os negativos de cada decisão devem ser mensurados. Assim são feitas as decisões inteligentes que afetam positivamente nos seus investimentos. Não conte com a chance de poder preparar uma estratégia para sair de uma crise.


Erro 5 - não exigir respostas do seu sistema de contabilidade


Como conseguir as respostas do seu sistema de contabilidade? Tanto tempo é gasto para alimentar o sistema com os dados… Seria um desperdício não extrair dele as respostas. O dono de cervejaria tem que saber ler finanças e extrair as respostas da contabilidade.


Conhecimento de mercado e gestão: saiba os limites do negócio cervejeiro, quais valores são aceitáveis e quais excedem o limite, identifique os padrões de comportamento da sua cervejaria e estabeleça suas expectativas dentro dessas medidas. Relate quaisquer variações sempre o mais rápido possível. Assim seu sistema de contabilidade te entregará os cálculos mais precisos para corrigir qualquer desvio de planejamento com efetividade. Mesmo odiando, sua cervejaria depende do seu conhecimento financeiro - ainda que básico. Estude para entender os pontos fundamentais. Se preciso exija que relatórios e planilhas sejam escritos de forma que você consiga entendê-los.


Planejamento e gerenciamento financeiro: a Craft Crew pode te ajudar a conquistar independência no seu negócio cervejeiro. Leia mais sobre nossos serviços de Análise Financeira e Gestão Operacional.


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